Translate

domingo, 27 de outubro de 2013

A realidade que existe é o mundo da natureza.- Part¹

   O tema em questão, é abordado por filósofos, cientistas e pesquisadores. Não é de hoje que o homem tem se intrigado com a natureza e a realidade. Mas o que de fato podemos conceituar como natureza e realidade? São apenas árvores, paisagens e animais?

   Nós, seres humanos, discernimos a realidade da ficção através de nossos cinco sentidos (Visão, olfato,paladar,audição e tato.) Porém, nosso sistema nervoso é responsável por nosso sistema sensorial. Sendo assim, devemos rever alguns conceitos: Será que somos vítimas de uma falsa realidade criada por nossa mente?

   Se virmos um corvo fazendo aulas de balé durante a manhã, é porque há um corvo fazendo aulas de balé durante a manhã. Não há a necessidade de comprovar, afinal de contas, nós o vimos. Contudo, não podemos ver um átomo, mas sabemos que eles existem e preenchem toda a matéria contida no universo. Inclusive, você e eu. A questão é que o fato dele existir, não o torna real.

   O raciocínio humano pode gerar uma ação, a mesma ação é capaz de tornar sintético o pensamento. Como disse o filósofo René Descartes:"Cogito, ergo sum" (Penso, logo existo).Sendo assim, o ato de pensar faz com que algo torne-se existente, mas é necessário que haja uma ação.
   
   Vamos tomar como exemplo, a alegoria da caverna de Platão: Imagine que vivemos no interior de uma caverna. A única coisa que podemos ver são sombras. Nós nem sabemos que há um mundo externo. Ou seja, iremos acreditar que a realidade é apenas o que nossos olhos podem ver.Podemos utilizar as sombras para projetar leis científicas. Elas podem até ser exitosas dentro da caverna. No entanto, um dia descobrimos que há um mundo externo. Nossas leis científicas fracassam desde então.

   Esta parábola é análoga ao nosso conceito de realidade. Mesmo sabendo que há um universo de tamanho incalculável, algumas pessoas preferem ignorar as possibilidades e se trancar em um mundo interno.

   Na antiga Grécia, pensadores estudavam a "Physis" termo grego que em nossa língua é traduzido como "Natureza". Contudo o sentido da palavra é muito mais amplo. A natureza é a causa de todas as coisas que existem, sendo assim, está presente em cada uma delas. Desde o universo, até você. Mas como o universo pode estar presente em nós?

(Cérebro humano- Universo)
(Divisão celular- Supernova)
(Olho humano- Nebulosa do caranguejo)
   Assim como nós temos um ciclo de vida, a natureza também tem o dela. Poucos sabem que estrelas e galáxias também morrem. A diferença é que seu ciclo de vida é "bilhões e bilhões" de vezes maior que o nosso. Nós somos feitos de matéria orgânica, já as galáxias são compostas de poeira,gás e estrelas. Algumas também possuem matéria orgânica. Estamos conectados ao universo, nós somos parte dele. Em nosso DNA podemos encontrar nitrogênio. Em nosso sangue encontraremos ferro. Em nossos dentes cálcio. Somos formados por átomos de carbono. Todos os átomos (exceto o hidrogênio e o hélio) são constituídos nas estrelas.Como dizia Carl Sagan: "Nós somos poeira das estrelas." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário